3 Mitos e Uma Grande Verdade Sobre o Sucesso

Construir um negócio de sucesso é o sonho de qualquer aspirante a empreendedor. Transformar a realidade em que vive e causar impacto por onde passa, certamente, são fortes motivações para deixar a zona de conforto e mergulhar no mar de oportunidades que o empreendedorismo proporciona.

Aliás, o termo nunca esteve tão presente na mídia. É possível navegar por grandes portais ou mesmo folhear cadernos de economia  para encontrar histórias fascinantes de pessoas que começaram do zero e hoje são bem sucedidas em suas empreitadas. Todavia, o sucesso é rodeado por alguns mitos e se prender a estes conceitos pode fazer você afundar muito mais rápido do que imagina.

Separei 3 mitos e uma grande verdade sobre sucesso que aparecem com alta frequência no cotidiano de empreendedores e que podem causar uma ansiedade desnecessária e minar as chances de conquistar um espaço no mercado.

3 Mitos e Uma Grande Verdade Sobre o Sucesso

1 – Sucesso acontece do dia para noite

Dos mitos sobre sucesso esse pode ser o que gere mais frustração ao empreendedor. Isso porque a maioria das pessoas deseja alcançar grandes resultados com o menor esforço possível e num curto período de tempo. E se não conseguem uma ascensão meteórica perdem a motivação e o ‘gosto’ pelo negócio.

Cuidado: histórias de sucesso da noite para o dia são exceções e não a regra.

A mídia muitas vezes enaltece o lado positivo da história de um grande empreendedor dando a impressão de que ele conseguiu chegar ao topo sem nunca falhar e muitas vezes por um golpe de ‘sorte’. Essas histórias vendem. Afinal, boa parte das pessoas querem conseguir muito com o menor esforço possível.

Mas se você analisar com mais afinco a vida de um destes grandes nomes verá que a sua ‘história de sucesso da noite para o dia durou muitos anos’. Possivelmente esta pessoa teve muitos fracassos, perdeu muito dinheiro e enfrentou outras dificuldades antes de chegar aonde está hoje.

2 – Ter sucesso é fácil

A caminhada para o sucesso nem sempre acontece em linha reta. Durante a jornada, o empreendedor se depara com muitos obstáculos, animais peçonhentos e uma estrada pedregosa. Nem tudo são flores.

Se você deseja mesmo obter sucesso e concluir a jornada deve pagar o preço. Precisará trabalhar as vezes mais do que trabalhava como um empregado e vai ter que ser ainda mais disciplinado para alavancar seu empreendimento.

Além de sacrificar algumas noites de sono, deixar de lado festas para estudar e obter novos conhecimentos sobre sua área de atuação, ter jogo de cintura para criar relacionamentos estratégicos e entre muitas outras tarefas.

Mas não desanime, lembre-se da fórmula mágica: S T => R S 

Os Sacrifícios são Temporários, mas as Recompensas são para Sempre.

3 – Ter sucesso é só diversão

Não é porque você vê postagens de um empreendedor de sucesso viajando, comendo em restaurantes caríssimos, palestrando nos maiores eventos que a vida destas pessoas é constituída somente de momentos de diversão ou que o trabalho só permite que façam as tarefas que mais gostam.

É claro que ninguém compartilha crises no Facebook e nem grava a hashtag #perdimeumaiorcliente no Instagram. Mas isso não significa que momentos difíceis não existam. A maior parte do dia de um empreendedor geralmente é tomada por tarefas que ele não gosta de fazer, mas que são necessárias.

Quando fui proprietário de uma casa de eventos no interior de São Paulo realizava produções culturais com duração de uma a três horas. Era divertido quando as luzes se acendiam e o público delirava. Mas para que isso acontecesse era necessário horas de trabalho estressante, uma logística impecável e muito jogo de cintura para lidar com artistas renomados. Esses são os bastidores que muitas vezes não aparecem nas matérias de jornais.

Ser dono de um negócio de sucesso implica em muitas responsabilidades. É preciso gerenciar de perto tudo o que acontece e ter uma visão sistêmica de todas as áreas da empresa, bem como se adaptar constantemente ao mercado. Afinal, o negócio é seu e quem tem mais a perder é você e não seu funcionário.

Uma grande verdade sobre o sucesso

A grande verdade sobre chegar ao topo é que todos que estão dispostos a chegar lá podem alcançar seus sonhos. O sucesso não preconiza classe social, raça ou nível de escolaridade.

Mas para alcançar grandes resultados é preciso seguir alguns caminhos e não se perder por estradas pedregosas e ruas sem saídas. É preciso saber aonde quer chegar e ter foco para não se desviar durante a jornada. Além disso, é necessário planejar a viagem e se adaptar aos obstáculos que surgirão (e pode apostar que aparecerão aos montes).

Mas o passo fundamental, que muitos não dão, é colocar as coisas em ação. Conheço pessoas que estão há anos esperando pelo momento certo e nunca agem. Querem empreender, ter sucesso e mudar o mundo, mas não saem da ‘zona de conforto’. De nada adianta planejar criteriosamente seu empreendimento se você não criá-lo, se não agir.

Pense nisso!

* E lembre-se de assinar nossa nossa newsletter.   

newsletter neuromarketing

Pin It on Pinterest

Share This

Obrigada por também compartilhar ❤❤❤

See you soon...