Na última segunda-feira (16/11) a famosa garrafa da Coca-Cola fez nada mais, nada menos que 100 anos.

[Tweet “100 anos da garrafa mais famosa do mundo. Saiba como surgiu a garrafa da #Coca-Cola.”]

Mas você sabe como tudo começou? 

Em 1915 quando a Coca-Cola estava perdendo mercado, Asa Griggs Candler  se tornou o acionista majoritário da empresa e ele tinha como foco criar a maior e melhor estratégia de marketing para transformar a marca na mais conhecida da nação.

Além de fechar parcerias com grandes engarrafadoras regionais ele também se preocupou em criar formas que facilitassem o transporte e o reconhecimento de seu produto. A Coca-Cola precisava então de uma embalagem capaz de ser reproduzida em larga escala, que conservasse todas as características do produto e que fosse facilmente identificada em qualquer situação.

Asa lançou então um concurso nacional para o desenvolvimento do novo design. Ele também deveria funcionar como um um sinal para que os consumidores identificassem a Coca-Cola como um produto premium.

A The Root Glass Company decidiu entrar no concurso e Alexandre Samuelson solicitou a dois de seus funcionários uma pesquisa para o desenvolvimento da embalagem. Durante a pesquisa eles relacionaram a palavra Coca com cocoa (cacau) e, embora a Coca-Cola não tenha nada a ver com cacau, eles perceberam que o formato do fruto era extremamente interessante para uma garrafa e desenvolveram o desenho original. 

Em 16 de Novembro de 1915, a The Root Glass Company registrou a patente do projeto sob o nome de Alexandre Samuelson. Os executivos da Coca-Cola amaram o design e a The Root Glass Company ganhou a competição. 

  • Desenho da patente original.

coca cola patente original

E em 1920 a garrafinha já era o artefato mais célebre da Coca-Cola. Por isso, embora tenha passado por algumas mudanças, a Coca-Cola sempre procurou deixá-la semelhante à original.

  • A comparação.

coca-cola e cacau

O vice-presidente de inovação e empreendedorismo da Coca-Cola, David Butler e a co-autora do livro “Design to Grow”, Linda Tischler descrevem a garrafa como uma das sete estratégias de marketing que permitiram que a Coca-Cola se tornasse uma gigante global, e complementam: “Aquela garrafa tornou-se um dos objetos mais reconhecidos do século 20, e em mais de 200 países”.

Design com certeza faz parte de qualquer estratégia bem desenvolvida para uma empresa.

Um brinde aos criativos!!!

[inspiração Business Insider]

Apaixonada por tudo que é futurista e único, sofre de curiosidade latente e desprendimento de convenções. É a Chief da It's Business Lab, estrategista de marketing e brand, neuroscience researcher, e especialista em mídias digitais. Como professora convidada da Educação Executiva e do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM também palestra e facilita cursos e workshops.

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