O Ingrediente Especial que Falta no Bolo de Muitos Empreendedores.

Costumo dizer que para ter um negócio de sucesso, seja no mundo digital ou em ambiente offline, não adianta apenas ter conhecimentos técnicos sobre marketing, administração de recursos, finanças, gestão de pessoas e entre outras áreas. É preciso adquirir um mindset empreendedor.

É claro que entender o mercado e saber utilizar ferramentas e recursos disponíveis de forma estratégica é a base que sustenta qualquer negócio. Mas é muito comum observarmos pessoas que possuam conhecimentos técnicos fracassarem ao empreender mesmo sendo bons gestores e estrategistas.

Fica então a pergunta: se estes empreendedores possuem habilidades gerenciais e técnicas para manter um empreendimento de sucesso por que então tantas empresas fecham as portas antes mesmo de dar os seus primeiros passos?

A resposta para esta pergunta é simples: falta um ingrediente especial na receita do sucesso. Muitos empreendedores deixam este elemento de lado quando criam suas empresas, pois acreditam que ele não é tão importante para ser colocado na lista de prioridades.

Cometer este erro custa caro. Mal sabem estes empreendedores que este ingrediente é o que da ‘liga’ para toda a receita e que sem ele o bolo não ficará em pé até o momento de ser servido.

[Mindset] O elemento chave para o sucesso

Este ingrediente especial é chamado de mindset de crescimento. A palavra mindset vem de mentalidade e representa uma forma de pensar e ver o mundo com base nas crenças e experiências vivenciadas ao longo da vida.

O termo foi cunhado pela psicóloga americana Carol Dweck, que durante décadas pesquisou como crenças limitantes afetam o desenvolvimento das pessoas. Embora a maior parte de suas pesquisas esteja ligada a área da educação é possível trazer seus conceitos para o ambiente empresarial e identificar o que leva o empreendedor a conquistar sucesso ou fracasso em sua jornada.

Seja de uma maneira mais cientifica ou informal todos os grandes empreendedores atribuem as questões relacionadas com um mindset de crescimento como determinantes pelo sucesso. Steve Jobs falava sobre seguir os sonhos, Silvio Santos mostrava que a perseverança era a chave para conquistar todos os seus objetivos, Flávio Augusto destacava que entrar em ação e ser visionário vale muito mais do que qualquer MBA.

Vamos falar mais sobre o assunto em outros artigos, mas o que você precisa ter em mente é que sem um ‘mindset’ de crescimento não é possível obter êxito sustentável em seu negócio. Eu diria que antes mesmo de encontrar os seus futuros clientes você precisa se encontrar e analisar quais as crenças que lideram a sua vida.

Você é aquilo que você pensa

De forma prática, se você nutre crenças de sucesso obterá sucesso. Se você alimenta pensamentos e sentimentos de fracasso vai colher cada vez mais fracasso em sua vida. As crenças limitantes na maioria das vezes são as responsáveis pelo bloqueio do sucesso.

Para entender a influencia de nossas crenças ao longo da vida recorro a uma passagem muito legal do livro “Os Segredos da Mente Milionária”, de T. Harv Eker, que diz que nossas crenças alimentam nossos pensamentos que influenciam nossos sentimentos. Agimos com base nestes sentimentos e os nossos resultados estão ligados aos aspectos anteriores.

Ou seja, as nossas crenças impactam os nossos resultados já que agimos com base nestas experiências e forma de ver o mundo.

Se uma pessoa acredita que todos os ricos são desonestos ela nunca obterá riqueza, pois agindo com base nesta crença os seus resultados sempre fugirão do dinheiro já que ela é honesta.

O pior inimigo do empreendedor

E o pior: muitos empreendedores não conseguem êxito na hora de realizar um diagnóstico sobre os motivos que impedem o sucesso de chegar as suas vidas. Afinal, é mais fácil colocar a culpa na economia, no mercado e até mesmo no cliente do que assumir para si a responsabilidade pelas suas ações e resultados.

Esta incapacidade de entender o verdadeiro motivo pelo qual acumulam derrotas faz com que continuem alimentando crenças negativas e autodestrutivas e então passam a serem sabotadores de suas próprias ideias colocando seus sonhos para escanteio.

Ao longo de nossa carreira somos treinados para entender nos mínimos detalhes como funciona cada parte de um planejamento estratégico. Estudamos todas as etapas de uma campanha de marketing e criação de um produto. Analisamos o comportamento de nossos clientes, mas nos esquecemos de olhar para dentro de nós mesmos.

A verdade é que a chave para o sucesso ou fracasso em nossas vidas está dentro da nossa mente. E enquanto não alimentarmos uma mentalidade preparada para o sucesso continuaremos falhando em nossas vidas.

Entender como os nossos pensamentos impulsionam sentimentos e nos faz agir é fundamental para que consigamos criar negócios de sucesso. O primeiro passo para uma mudança é fazer uma autoanálise e observar quais são os sentimentos e pensamentos que imperam na sua vida.

Somente depois que identificar estes pensamentos formados por crenças nocivas e enxergar as ações que eles nos fazem tomar é que podemos tomar consciência de nossas limitações e buscar novas conexões para substituir crenças de fracasso por hábitos de sucesso.

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